Mendeley x JabRef

Há duas semanas fui apresentada a rede de pesquisa Mendeley que é uma mistura de rede social com JabRef. Ou seja, você cria um perfil e tem uma lista de “amigos” como qualquer outra rede, a diferença é que nessa rede o foco é a pesquisa. Então seu perfil é uma espécie de LinkedIn e você pode compartilhar publicações. No site você tem sua biblioteca que funciona como um gerenciador de referências. É possível baixar a versão para desktop e trabalhar nela offline, depois é só sincronizar as coleções (databases).

Dois grandes atrativos são: 1- a possibilidade de ter suas databases “em nuvem”, sempre disponíveis na internet. 2- poder compartilhar databases com colegas que trabalhem com o mesmo assunto, ou ainda, com seu orientador.

Bom, eu instalei e criei perfil nessa rede para poder testar e comparar com o JabRef. A seguir alguns prós e contras do Mendeley em relação ao JabRef.

Prós

  • Poder ter sua database disponível em qualquer computador através da internet. Inclusive é possível sincronizar os arquivos PDFs de cada artigo para que também estejam disponíveis;
  • Compartilhar database;
  • Abre arquivos .bib, assim pode-se abrir a database construída em JabRef sem problemas;
  • Se integra ao Word através de um plugin sem a necessidade de exportação em xml;
  • Consegue “ler” o arquivo pdf do artigo em busca das informações para cadastro. (Nem sempre acerta);
  • Centenas de revistas cadastradas para definir o padrão da referência.

Contras

  • Não tem formato ABNT;
  • Não consegue importar os arquivos que são gerados nas bases de dados científicas com as informações dos artigos; UPDATE: Na realidade para importar os arquivos gerados pela base de dados científica basta escolher o formato BibTex no momento que o arquivo for salvo. Esse arquivo BibTex pode ser aberto normalmente pelo botão ADD DOCUMENTS do Mendely. Todas as informações do(s) artigo(s) serão cadastradas no Mendeley automaticamente.
  • Não exporta nenhum formato que possa ser lido pelo gerenciador de referências do Word diretamente.

Na prática o problema do padrão ABNT  pode ser resolvido colocando a arquivo .csl abaixo no diretório  C:Program Files (x86)Mendeley DesktopcitationStylesdefault .

[Download não encontrado.]

Encontrei esse código na internet e está funcionando, só não verifiquei ainda se o padrão está totalmente condizente com as regras da NBR 6023:2002.

Para o arquivo, ver post: Padrão ABNT para Mendeley – Completo!!

Quanto ao problema da importação via base de dados científica, existe a ferramenta Web Importer que permite importar direto para o Mendeley as informações dos artigos entrando na página de cada um. Não dá para pegar vários de vez, mas ajuda.

Enfim, o Mendeley me parece um substituto promissor do Jabref e seus contras podem ser facilmente contornáveis (as vezes com o uso do próprio JabRef ). Acho que vale à pena usar sem se desligar do JabRef enquanto não conseguir dominar completamente as ferramentas do Mendeley.

Mendeley versão internet
Mendeley versão desktop

No site é possível baixar um PDF com um guia prático de como usar o Mendeley (http://www.mendeley.com/).

Fica a dica!

13 Comments

  • Arthur Brandão

    Achei excelente a explicação sobre os prós e contras do Mendeley, vou testa-los.
    Obraigado.

    Navegador: Unknown em Unknown O.S.
  • Carol

    Obrigado, Arthur!

    Fiz um pequeno update com relação aos contras do Mendeley.

    Também estou testando e estou gostando muito. 😀

     

    Navegador: Unknown em Unknown O.S.
  • Christian

    achei boa a dica. Agora preciso de uma dica do seguinte. Ja tinha uma biblioteca e sincronizada com minha conta na internet. Ai coloquei o mendeley no meu PC aqui do laboratório, ele sincroniza todos os documentos e informações, porém como faço pra mostrar pra ele o caminho de todos os meus arquivos pdf? pois coloquei para ele monitorar a pasta e ele associou alguns pdf, mas um monte apareceu de novo em unsorted.
    se puder ajudar agradeço

    Navegador: Unknown em Unknown O.S.
    • Carol

      Olá Christian, obrigado pela visita.

      Não sei se entendi direito seu problema, mas acho que o melhor a fazer quando se instala o Mendeley em um novo PC é deixar ele baixar todos os pdf da “nuvem”. Ele cria uma pasta no seu computador com todos os pdf e vc pode, se preferir, indicar que pasta deve ser (não é o monitoramento).

      Ou seja, não tente inserir os pdf que estão no computador pq ele pode considerar uma nova entrada e duplicar a referencia, fora que quando vc insere manualmente (ou por rastreio de pasta) ele não reconhece a pasta que aquele artigo está, nem as tag e outros. Então fica tudo em unsorted.

      Espero que tenha ajudado, qualquer coisa pergunte novamente.

      Até!

      Navegador: Unknown em Unknown O.S.
      • Christian

        Olá carol, demorei pra voltar a responder né? foi mal. Então, é uma solução essa dada por você. Mas o problema é que a capacidade no mendeley é de até 500mb né? depois disso já fica inviável fazer assim pois você não terá como deixar todos os seus arquivos na rede.
        Mas valeu a dica!
        um abraço

        Navegador: Unknown em Unknown O.S.
  • Nelson

    Olá, Christian. Primeiro parabéns pelo trabalho que tem desenvolvido. Segundo, no template ABNT para o Mendeley, as referências bibliográficas estão com uma indentação a partir da segunda linha que as normas já não exigem mais. Com fazer para corrigir isso? No Zotero e no EndNote essa situação já foi corrigida. Tentei utilizar o template “csl” do Zotero no Mendeley, mas não adiantou. Você poderia ajudar-me?

    Navegador: Unknown em Unknown O.S.
    • Carol

      Olá Nelson,

      Obrigado pela visita.
      O ABNT do Mendeley realmente está com alguns problemas. Nós estamos usando o Notepad++ para editá-lo, já que não encontramos nenhuma versão satisfatória.
      Quanto ao seu problema, peço que nos envie (através do FALE CONOSCO)um arquivo com um exemplo do problema relatado. Pode ser que já tenhamos corrigido isso.

      Abraços

      Navegador: Unknown em Unknown O.S.
      • cassiano

        Olá,
        gostaria de saber se já possuem um arquivo com o padrão mais atual ou se é esse do site mesmo. Muito obrigado.

        Navegador: Unknown em Unknown O.S.
  • Claudio Lira

    Olá…
    Por favor, onde vc disse:
    “Na prática o problema do padrão ABNT pode ser resolvido colocando a arquivo .csl abaixo no diretório C:Program Files (x86)Mendeley DesktopcitationStylesdefault .”

    Mas no link está descrito: “[Download not found]”

    Vc poderia indicar onde eu posso achar esse arquivo?

    Desde já agradeço a atenção e aguardo.

    P.S.: Parabéns pelo muito interessante trabalho que vc faz aqui no seu site. Muito bom mesmo!!! 😀

    Navegador: Unknown em Unknown O.S.
    • Carol

      Olá Cláudio,
      O Reiner atualizou o arquivo nos posts seguintes, por isso esse link deixou de existir. Esquecemos de voltar nesse post e avisar.
      Coloquei o link para o post com a versão mais atual.

      Obrigado pela visita.

      Navegador: Unknown em Unknown O.S.
      • Claudio Lira

        Opa…. muitíííííííssimo obrigado!!!!

        Virei fã do site agora.. 🙂

        Navegador: Unknown em Unknown O.S.
  • Juliana

    Ola, no caso de usar CSL do Zotero tambem coloco na pasta “default” como no caso do ABNT??
    Encontrei varios que eu preciso, salvei na pasta do Mendeley mas não aparecem na hora de usar…
    Grata

    Navegador: Unknown em Unknown O.S.
  • Dieime

    Estou com um problema, já utilizava o JabRef e tinha uma lista de referências, as quais já estão citadas no meu trabalho, agora estou usando o Mendeley por causa do pacote abnt, mas ele está duplicando algumas referências, eu as deleto, porém voltam a aparecer, algumas repetem dezenas de vezes! Portanto, gostaria de uma ajuda!
    Por favor! Grata!

    Navegador: Unknown em Unknown O.S.