[LaTex] Sumário por capítulos

Olá galera,

Depois de um século estou de volta à ativa no blog. Para (re)início de trabalho vou apresentar uma série de posts sobre uma das ferramentas computacionais mais estáveis do mundo – o LaTeX. Como postado por Reiner em [Latex] Lista de Quadro, nós do condição inicial somos usuários assíduos dessa ferramenta e, portanto, iremos fornecer dicas preciosas para aqueles que querem personalizar suas teses/dissertações.

Pois bem, chega de blá blá e vamos ao que interessa.

No presente post vamos falar sobre o pacote minitoc. Este pacote é responsável por criar sumários, listas de figuras e tabelas para cada capítulo de um documento LaTeX (classes de documento report ou book). Apesar de existir algumas referências na internet sobre esta macro, recomendo o tutorial elaborado pelo próprio autor do pacote (download: [Download não encontrado.]).

Para usar o pacote minitoc, basta o usuário inserir o comando \usepackage{minitoc} no preâmbulo do documento. A ativação da macro para construir o sumário, as listas de figuras e tabelas é obtida mediante inserção dos comandos \dominitoc, \dominilof e \dominilot após o comando de inicialização do documento. Caso o usuário queira apenas o sumário de cada capítulo do documento, os dois últimos comandos podem ser omitidos. Os sumários, bem como as listas de figuras e tabelas, associados aos capítulos aparecem no local onde são definidos os comandos minitoc, minilof e minilot dentro do ambiente chapter; é claro que na maioria das vezes é desejável que essas listas apareçam no início de cada capítulo.

Para elucidar melhor o anteriormente exposto sobre o pacote, segue abaixo um código fonte de aplicação:

\documentclass[12pt,a4paper,twoside]{report}
\usepackage{graphicx,color}
\usepackage[brazil]{babel}
\usepackage[utf8]{inputenc}
\usepackage{amsmath,amsfonts,amssymb}
\usepackage[T1]{fontenc}
\usepackage[brazil]{minitoc}
\setcounter{minitocdepth}{1}
 
\begin{document}
 
\dominitoc % habilita o documento conter sumário global por capítulo
\dominilot % habilita o documento conter sumário de tabelas por capítulo
\dominilof % habilita o documento conter sumário de figuras por capítulo
\tableofcontents
\listoffigures
\listoftables
\chapter{cap1} \label{cap1}
 
\minitoc % sumario do cap1
\minilof % lista de figuras do cap1
\minilot % lista de tabelas do cap1
 
\chapter{cap2} \label{cap2}
\minitoc % sumario do cap2
\minilof % lista de tabelas do cap2
\minilot % lista de tabelas do cap2
\end{document}

O leitor verá que após compilação do documento, serão criados arquivos auxiliares do tipo <documento>.mtc<n>, <documento>.mlf<n> e <documento>.mlt<n>, os quais correspondem aos sumários, listas de figuras e listas de tabelas de cada capítulo <n> do documento.

Bom, acho que agora vocês devem treinar!! Lembrando que quaisquer dúvidas/sugestões são bem-vindas através do seu comentário.

Até a próxima,

Márcio Martins.