Sobre

Na engenharia de processos construir modelos e posteriormente simulá-los tanto estática quanto dinamicamente é de fundamental importância, haja vista que os resultados validados de uma simulação possibilitam um conhecimento mais amplo do processo que, por sua vez,  proporcionam ganhos operacionais e econômicos aos mesmos.

As ferramentas matemáticas e computacionais, bem como a compreensão dos fenômenos físicos e/ou químicos envolvidos em um processo, são essenciais para a construção de modelos dos processos. Essas ferramentas devem ser  mais robustas quanto maior for a precisão exigida para tais modelos. Assim, o engenheiro também necessita conhecer linguagens de programação e/ou softwares comerciais de modo a auxiliá-lo nesta tarefa tão árdua de modelagem e simulação dos modelos em estudo.

A principal proposta deste blog é fornecer dicas aos estudantes de graduação e pós-graduação, como também para profissionais da engenharia de processos, que necessitam de ajuda sobre modelagem e simulação dos diversos ramos desta engenharia: termodinâmica, fenômenos de transporte, operações unitárias, controle e otimização de processos.